Singular

A conexão entre arquitetura, arte e moda.

Campanha Singular da Dell Anno: Homenagem ao Arquiteto Álvaro Siza

A intervenção do homem no design de mobiliário pode se dar ao luxo da condição de arte, ressignificando e pertencendo a novos diálogos como que emoldurados por uma cena de Museu. Levada por essa provocação, a Dell Anno apresenta, para sua campanha 2022, uma abordagem que reforça ainda mais o seu DNA de conexão entre arquitetura, arte e moda.

Inspiração e Homenagem

Intitulada Singular, a campanha estabelece um paralelo com o trabalho sublime do arquiteto português Álvaro Siza, ao mesmo tempo em que homenageia seu legado de simplicidade e sofisticação arquitetônica. Este legado lhe rendeu reconhecimento a nível mundial e o tornou uma grande influência arquitetônica de nossa atualidade.

De um encontro com Álvaro Siza em Portugal, durante a gravação de um documentário, surgiu a ideia do Diretor de Marketing da marca, Edson Busin, de homenageá-lo. Tanto por sua genialidade quanto pela conexão de seu trabalho com os valores que guiam o posicionamento Dell Anno. No escritório de Álvaro, duas gravuras na parede desenhadas por ele à mão de forma despretensiosa, trazem uma provocação da relação do homem com a pedra.

O Legado de Álvaro Siza

Nas gravuras, ora o homem domina o elemento, ora se deixa dominar por ele, remetendo ao seu próprio processo evolutivo. A pedra foi o elemento que moldou muitos aspectos e momentos da vida humana, influenciando o modo de vida ao longo dos tempos, e é um dos elementos de maior força e presença no trabalho de Siza.

Esse insight foi o fio condutor da linha de trabalho da campanha, que traz a fala e o olhar pessoal do arquiteto sobre as conexões simples e sistêmicas da arquitetura com o todo. O pano de fundo é uma obra icônica de Álvaro Siza executada em solo brasileiro: o edifício do Museu Iberê Camargo, na cidade de Porto Alegre.

 

Intervenção Artística no Museu Iberê Camargo

Dentro do espaço, vemos uma cozinha representada em duas peças minimalistas e contemporâneas de mobiliário Dell Anno. Cuidadosamente colocadas, elas dialogam com o entorno em leveza de formas, ângulos, materiais e luzes, criando uma só linguagem, elevando-se ao estado da arte.

De um grande bloco de pedra emerge a ilha central onde vemos o produto que materializa a homenagem da marca ao arquiteto: novas frentes de mobiliário com aplicação em pedra. Aqui a inspiração é imediata nas gravuras vistas no escritório de Siza: o grande volume em pedra, como que esculpido pelas mãos do homem, evolui de forma linear e torna-se uma bancada, atinge a condição de mobília, a representação de uma pedra bruta lapidada na forma de um móvel totalmente contemporâneo, adequado ao nosso tempo.

Novas Superfícies Dell Anno

A composição é complementada, ainda, por um armário em estrutura metálica e vidro que transborda leveza e evidencia um dos efeitos mais valorizados por ele: a luz.

Évora Mimesis de tonalidade branca, e Porto Mimesis de tonalidade cinza, são as duas novas superfícies da cartela Dell Anno apresentadas pela campanha Singular, onde a pedra torna-se solução para o mobiliário. Os produtos estão conectados com a assinatura mais característica do trabalho de Álvaro Siza, que explora amplamente o uso desse material na conexão da arquitetura com a natureza.

 

 

Sobre Álvaro Siza

Álvaro Siza Vieira é um dos grandes nomes mundiais da arquitetura e urbanismo modernos e um dos mais importantes profissionais na história da arquitetura em Portugal. Próximo de completar 90 anos (89 anos recentemente completados em 25 de junho de 2022), tem sua assinatura em uma centena de obras de vários lugares do mundo.

Além disso, Siza é um obstinado pela relação entre a obra e a natureza. De influência minimalista e modernista, suas obras se caracterizam pelo forte diálogo com o entorno, se inserem no ambiente sem nenhuma imposição, com a leveza de quem se adaptou ao meio, sem a necessidade de dominá-lo, demonstrando uma sensibilidade em relação às técnicas de construção e respeito à natureza do lugar onde estão inseridos.

Como um artista, Álvaro Siza alcança, com sua arquitetura, o nível das emoções, traço muito característico do expressionismo. Mais do que tentar descrever ou enquadrar sua obra, a compreensão de sua arquitetura pode ser melhor sentida apenas na vivência e experimentação humana dos espaços esculpidos por sua genialidade.

Em 1992, Álvaro Siza alcançou a premiação máxima da arquitetura – o Prêmio Pritzker.

Conheça a Campanha Singular

A intervenção do homem no design de mobiliário pode se dar ao luxo da condição de arte. Conheça a campanha da Dell Anno em homenagem ao arquiteto Álvaro Siza. O belo é uma condição singular da perfeição, uma busca contínua que reivindica a liberação, é um estado de ser. Seu entendimento está no sublime, é a procura pelo todo, a plenitude.

Álvaro Siza Vieira, arquiteto português, possui obras e premiações em diversas partes do mundo. No ano de 1992, recebeu o Prêmio Pritzker, considerado o Oscar da arquitetura mundial, pelo seu projeto de renovação na zona do Chiado, em Lisboa. No Brasil, a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, tem seu projeto assinado por ele.

CONHEÇA E INSPIRE-SE COM O PADRÃO Singular